A XIV Escola do CBPF acontecerá de 17 a 28 de julho de 2023
INFOS SOBRE A ESCOLA DO CBPF
Período de inscrições
Módulos cursos e PROFCEM de 03/04 a 12/05/2023
Módulo Física para Todos de 05/07 a 16/07/2023
Realização dos Módulos
Módulo PROFCEM e Física para Todos de 17 a 21 de julho de 2023
Módulo Cursos de 24 a 28 de julho de 2023
A Escola do CBPF está estruturada a partir de dois comitês. O comitê científico é composto por pesquisadores(as) e professores(as) de qualidade científica reconhecida pela comunidade acadêmica e que tenham posição de destaque nacional e internacional. O comitê executivo tem a incumbência de viabilizar e organizar administrativamente a XIV Escola, isto implica na obtenção do financiamento necessário e na organização da infraestrutura e logística para o bom funcionamento do evento. Os comitês são formados pelos seguintes nomes:
Comitê Científico:
-
- Alexander Altland – University of Cologne, Germany
- Angela Olinto – University of Chicago, USA
- Flávio Garcia – CBPF
- Jussara Miranda – CBPF
- Luis Carlos Crispino – Universidade Federal do Pará, Brasil
- Marcelo Albuquerque – CBPF
- Roberto Sarthour – CBPF
Comitê Executivo:
- Denise Coutinho
- Sônia Ferreira
- Thaíssa Martins
- Felipe Falciano (main coordinator)
- Tobias Micklitz (main coordinator)
A lista completa de professores pode ser encontrada no link abaixo de acordo com cada módulo
Centro Brasileiro de Pesquisas Fïsicas (CBPF) está localizado à Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 – Urca, Rio de Janeiro/RJ.
FAQ
1) Posso participar de todos os módulos da Escola? Cursos, PROFCEM e Física para Todos?
R: Sim, desde que observe os pré-requisitos pois apenas o Física para Todos é para o público em geral e não exige pré-requisito, e cuide para não haver sobreposição de horário na sua escolha de múltiplos módulos.
2) Todos os módulos são pagos?
R: Não, apenas o módulo de cursos, o restante é gratuito.
3) Quais as formas de pagamento da inscrição?
R: O pagamento deverá ser feito através do sistema digital Paypal
4) Ao realizar minha inscrição no site já estarei matriculado nos cursos escolhidos?
R: Não, a inscrição é condicionada ao pagamento da taxa de inscrição e apenas após a comprovação desse pagamento, o participante receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição e reserva de vaga nos cursos escolhidos.
8) Posso realizar o pagamento apenas para um curso?
R: O módulo cursos possui taxa de inscrição única, podendo o aluno assistir a quantidade de cursos desejado respeitando a não superposição de horários.
9) Posso participar dos cursos como ouvinte?
R: Não. Para participar você deve estar devidamente matriculado e ter pago a taxa de inscrição.
10) Haverá alguma modalidade de isenção da taxa de inscrição?
R: Não. A Escola não possui nenhuma categoria para isenção da taxa. Porém haverá uma quantidade reduzida de auxílio para hospedagem (O auxilio refere-se SOMENTE a hospedagem em hotel escolhido e pago diretamente pela organização da Escola) para participantes do módulo cursos. A solicitação deste auxílio está descrita na página do referido módulo.
11) Quais os módulos serão pagos?
R: Apenas o módulo Cursos, os módulos PROFCEM e Física para Todos serão gratuitos.
Atenção: As inscrições para os cursos presenciais e remotos são independentes, isto é, a pessoa deverá escolher se deseja participar dos cursos presenciais ou remotos. Quem se inscrever na modalidade presencial terá acesso apenas aos cursos presenciais e quem se inscrever na modalidade remota terá acesso apenas aos cursos remotos.
12) Em caso de desistência, haverá reembolso da taxa de inscrição?
R: Sim, haverá um reembolso parcial devido a custos inevitáveis de processamento das inscrições. É importante notar que há prazo para solicitar o reembolso, depois da data limite não haverá mais reembolso de nenhum valor.
13) Como vou fazer para assistir os cursos remotos?
R: Os inscritos receberão orientação por e-mail antes do início da escola. Fique atento ao seu e-mail.
14) Caso minha dúvida não tenha sido esclarecida, como devo proceder?
R: Escreva para a secretaria da Escola, através do e-mail escola@cbpf.br
15) Sou estrangeiro e residente no exterior, como posso pagar minha inscrição?
R: O sistema digital Paypal está adaptado para receber normalmente pagamento do exterior.
16) I am a foreigner and I live abroad, how can I pay for my registration?
R: The Paypal digital system allows for payment from anywhere within or outside Brazil.
17) Possuo Benefício Socioeconômico (baixa renda), posso obter isenção da taxa de inscrição para participar dos cursos online?
R: Se você está no programa do benefício de baixa renda e deseja participar da XIV Escola, de forma online, por favor escreva um e-mail para escola@cbpf.br que vamos lhe orientar como obter a isenção.
Essa isenção é somente para cursos online.
SOBRE CANCELAMENTO E SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO
A solicitação de reembolso deverá ser realizada até o dia 22 de Maio até a 23h59.
Não serão aceitadas em hipótese nenhuma, solicitações realizada após essa data.
Leia atentamente como deve proceder.
1) Como iniciar o processo de cancelamento e solicitação de reembolso .
R: Encaminhe e-mail para escola@cbpf.br com a solicitação de cancelamento da inscrição, dentro da data limite e siga as orientações abaixo:
Titulo (assunto) do email: Solicitação de reembolso- cancelamento da inscrição.
O email deve conter os seguintes dados.
Nome completo:
CPF:
Endereço completo com CEP:
Dia do pagamento da inscrição: Valor do pagamento:
Banco: Agência: Conta corrente:
2) Quanto tempo leva para os reembolsos serem feitos?
R: Os reembolsos serão feitos em até 20 dias úteis, após a solicitação.
3) O reembolso é integral?
R: Não. Conforme informado na página, será de 90% do valor da taxa de inscrição devido a custos inevitáveis de processamento das inscrições
4) Posso solicitar o reembolso em conta de outra pessoa?
R: Não. Os dados para reembolso devem ser da pessoa que fez o pagamento da inscrição.
5) Posso indicar conta poupança ou conta conjunta para o recebimento do reembolso?
R: Conta Poupança sim, conta conjunta não.
SOBRE APRESENTAÇÃO E TRABALHO – PÔSTER
Perguntas sobre pôster.
1) Até qual data posso me inscrever p apresentação do pôster?
R: Até dia 16 de junho.
2) Alguma indicação para confecção de poster?
R: O poster deve ser confeccionados seguindo as indicações abaixo:
– Material em lona
– Com bastão em cima e em baixo e cordinha em cima.
Medindo
– Largura no máximo 80cm largura
– Altura no máximo 120 cm
3) Os poster que não estivem dentro do padrão serão aceitos?
R: NÃO, caso não estejam dentro dos padrões, NÃO serão aceitos para apresentação.
4) O CBPF faz impressão de poster?
R: Não fazemos impressão de poster/banner no CBPF.
5) A apresentação de poster, terá certificado.
R: Sim. O certificado da apresentação do poster, será encaminhando ao término da Escola.
6) Se eu ainda tiver dúvidas o que devo fazer?
R: Qualquer dúvida escreva para escola@cbpf.br ou ligue para 21-21417189.
7) Tenho que enviar o poster já pronto até dia 16 de junho?
R: Não, você deverá se inscrever até essa data com titulo e resumo.
O poster pronto somente deverá trazer p exposição.