Este curso se constitui de 2 partes, onde se pretende apresentar uma visão geral dos assuntos tratados, suficientes para motivar os interessados a iniciar algum trabalho no tema.
As técnicas eletroquímicas, devido a seu custo relativamente baixo, quando comparadas com técnicas de vácuo, são uma ótima alternativa para aqueles que desejam se iniciar na fabricação e estudo de estruturas nanométricas, como filmes finos, nanofios, nanocilindros, nanodots e nanopartículas em geral.
Após serem produzidas, por qualquer técnica, as estruturas devem ser observadas e inspecionadas. Uma ferrramenta importante engloba as técnicas denominadas de Microscopia de Varredura de Força (SFM – Scanning Force Microscopy) que possibilitam o mapeamento de superfícies, através de uma ponta adequada. Em grande parte das vezes tais medidas podem ser efetuadas em condições ambientes. O resultado de tal mapeamento será então um conjunto de coordenadas 3D (xyz), onde x e y serão geométricas (superficiais) e a 3ª será proporcional à propriedade mapeada. As grandezas mais comumente caracterizadas por AFM são topografia, propriedades mecânicas e conformação magnética, entre outras. Nessa Introdução serão passadas noções suficientes para o entendimento de tais técnicas e suas aplicabilidades básicas, de tal forma que o aluno seja capaz de poder optar por alguma dessas em seus trabalhos no futuro.