Nas duas últimas décadas o conceito de obter informações de dispositivos e sensores tem transformado a vida das pessoas e de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Dispositivos IoT (Internet of Things) são sistemas inteligentes de coleta de dados (monitoramento), transferidos pela rede cabeada ou wireless (transmissão) para um sistema computacional capaz de dar o tratamento adequado (processamento) e assim ajudar na tomada decisão (gerenciamento/ controle). O baixo custo, a liberdade e a modularidade do projeto, a facilidade de desenvolvimento, a rapidez na implementação e a simplicidade da operação, caracterizam os protótipos deste tipo de sistema.
É esperado que ao final da escola o aluno tenha contato com este tipo de instrumentação e tenha noção do que pode ser feito em termos de projetos e implementações de sistemas IoT de monitoramento e controle para auxiliar as atividades de instrumentação científica em laboratórios de pesquisa ou de uso geral.
Obs.: Devido ao distanciamento necessário durante a pandemia, não poderemos utilizar os recursos do Laboratório de Informação e Instrumentação IoT – Lab3I, sendo assim utilizaremos um simulador específico que permitirá uma boa introdução no desenvolvimento de projetos IoT
Introdução à Instrumentação IoT

Bibliografia
1) Internet of Things: From Hype to Reality, Ammar Rayes and Samer Salam, Springer, 2017.
2) IoT fundamentals: Networking technologies, protocols, and use cases for the internet of things. David Hanes, Gonzalo Salgueiro, Patrick Grossetete, Robert Barton, and Jerome Henry. Cisco Press, 2017.
Pré-requisitos
- Física básica e noções de programação
Professor
-
Nilton Alves Júnior (CBPF)
-
David Vaz Teixeira (CBPF)
-
Alan Franco Rosa (CBPF)