A velocidade com que a ciência e a tecnologia vêm transformando nossa maneira de viver e de interagir com as pessoas atualmente é sem precedentes. As transformações mais profundas começam em projetos científicos que se convertem em inovações. Possuir mente inovadora é saber criar novos valores, produtos, processos, serviços ou inclusive melhorar algo já existente no setor produtivo. Neste sentido, o empreendedorismo surge para aprimorar comportamentos e desenvolver métodos a fim de criar algo novo e de obter sucesso no mercado. O objetivo deste curso é oferecer ao cientista conhecimento sobre como inovar, formas de proteger sua criação intelectual e dicas para desenvolver uma mentalidade empreendedora. Serão apresentadas introduções às ferramentas e aos métodos para estimular os participantes a transformarem seus projetos científicos e tecnológicos em negócios.
Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo

Bibliografia
1) M. Mazzucato, “O Estado empreendedor: Desmascarando o mito do setor público vs. setor privado”; eBook Kindle. 2011.
2) Coordenação de E. M. de P. e Silva e A. Fazzio; “Talentos para Inovação em Física”; Reunião de Trabalho realizada no Instituto de Física da USP; 2006.
3) L. Serafim; “O Poder da Inovação”; Editora Saraiva; 2011.
4) D. B. Barbosa; “Uma Introdução à Propriedade Intelectual”, Editora Lumen Juris, 2010.
5) A. Osterwalder e Y. Pigneur; “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios”; Editora Alta Books; 2011
Pré-requisitos
- Não possui
Professores
- Marcelo Portes de Albuquerque (CBPF) | Anna Viola (NIT-RIO) | Gabriel Fidalgo (NIT-RIO) | Lia Coelho (NIT-RIO) | Mariana Bottino (NIT-RIO) | Patrícia Apicelo (NIT-RIO) | Patricia Coimbra (NIT-RIO)